Instituto Pensar - Filho 04 de Bolsonaro oferece influência no governo em troca de ?mimos? de empresas

Filho 04 de Bolsonaro oferece influência no governo em troca de ?mimos? de empresas

por: Igor Tarcízio


Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (Imagem: Reprodução/Instagram)

Um grupo empresarial que atua nos setores de mineração e construção presentou Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente e um de seus parceiros comerciais, com um carro elétrico avaliado em R$ 90 mil. 

De acordo com o jornal O Globo, um mês após a doação, em outubro do ano passado, representantes da Gramazini Granitos e Mármores Thomazini, uma das empresas do conglomerado, conseguiram um espaço na agenda do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Segundo a pasta, o encontro, que também teve a participação de Jair Renan, foi marcado a pedido de um assessor especial da Presidência.

Leia também: Empresa contratada pelo governo atua de graça para Renan Bolsonaro

Conduta de 04 chamou atenção do MPF

Desde setembro de 2019, a firma recebe um benefício fiscal, concedido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), de 75% no pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), válido até 2028.

Dados levantados no Diário Oficial da União mostram também que só em 2021, o grupo, composto por 17 mineradoras, já recebeu pelo menos 15 autorizações da Agência Nacional de Mineração (ANM) para prospectar novas áreas.

A proximidade de Jair Renan com a Gramazini e outras companhias despertou a atenção do Ministério Público Federal (MPF), que instaurou um procedimento preliminar para apurar "possíveis crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro?.

Moeda de troca

Nos últimos meses, o grupo aposta na influência de Jair Renan para alavancar os negócios no Brasil e a expansão do grupo no exterior, com foco nos Estados Unidos e em Israel. Uma das primeiras viagens feitas na "fase empresarial? do filho do presidente foi para o Espirito Santo, no fim de setembro de 2020, quando conheceu os projetos da empresa.

Após semanas, foi a vez de John Lucas Thomazini, um dos sócios, ir a Brasília participar da inauguração da sede da empresa de eventos de Jair Renan. O espaço, que funciona em um camarote no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, também conta com placas de granito doadas pela Gramazini.

Nesta ocasião, o filho de Bolsonaro recebeu o carro, importado por outra firma do empresário capixaba, a Neon E. Motors. Há vídeos nas redes sociais que mostram a doação do veículo para Jair Renan e Allan Lucena, subsecretário de Programas e Incentivos Econômicos do Distrito Federal.

Sem transferência, mas com multa

Um representante da Neon E. Motors disse que o carro foi um "presente? enviado a Brasília. Dados consultados pela Folha de S. Paulo mostram que ainda não houve a transferência formal de titularidade, mas já há registro de uma multa por excesso de velocidade na capital federal.

Corrupção x família Bolsonaro

Desde o início de fevereiro, Ana Cristina Siqueira Valle, mãe de Jair Renan e investigada no esquema da "rachadinha? no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro, tem atuado na empresa, como revelou a colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

Na semana passada, Ana Cristina foi anunciada como assessora parlamentar da deputada federal Celina Leão (PP-DF), ex-secretária de Esportes do Distrito Federal.

Com informações do jornal O Globo e Folha de S. Paulo




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: